Na prática: como funciona o processo de financiamento de veículos

Entenda o que acontece em cada etapa, desde a aprovação do crédito até a entrega do carro

Na prática: como funciona o processo de financiamento de veículos
Comprar um carro financiado é uma das formas mais comuns de adquirir um veículo no Brasil. Todos os anos, milhões de contratos são assinados, exigindo que o processo seja rápido, seguro e eficiente. Já parou para pensar o que acontece nos bastidores antes de o carro ser entregue ao novo proprietário?

O financiamento de um veículo não se limita à análise de crédito e à liberação do dinheiro pelo banco. O processo envolve uma etapa fundamental, de registro do contrato de financiamento do veículo, para garantir que a instituição financeira mantenha a garantia sobre o bem até que o pagamento seja quitado. 

De acordo com a lei, esse registro deve ser feito por meio do modelo de credenciamento, em que o Detran realiza um edital com requisitos técnicos e regulatórios para empresas se tornarem aptas a serem escolhidas e contratadas pelas instituições financeiras.

Os bastidores do financiamento de um veículo

Considere o exemplo de João, que sempre sonhou em ter um carro próprio. Após muito planejamento, ele decidiu financiar um.

1) Decisão de compra
João quer comprar um carro. Depois de pesquisar bastante, ele escolhe um modelo que se ajusta ao seu orçamento e decide financiar o veículo, para facilitar o pagamento.

2) Seleção do veículo
João vai até uma loja ou concessionária e escolhe o veículo que quer financiar. Lá, discute os planos de financiamento com o vendedor e decide iniciar o processo.

3) Envio de informações
A concessionária encaminha os dados de João e do carro escolhido para o banco ou instituição financeira, responsável pelo financiamento.

4) Análise de crédito
O banco ou instituição financeira analisa o histórico financeiro de João para determinar sua capacidade de assumir a dívida.

5) Aprovação do financiamento
Com as contas em dia, João tem seu financiamento aprovado. O valor é enviado à concessionária, e o carro é vinculado ao seu nome.

6) Apontamento do gravame
A instituição financeira registra um gravame no Sistema Nacional de Gravames (SNG), um bloqueio que impede a venda do carro enquanto houver dívidas pendentes, garantindo a segurança da transação.

7) Registro do contrato
No modelo de credenciamento, o banco escolhe uma empresa registradora especializada para processar e registrar o contrato junto ao Detran.

8) Conexão dos dados ao Detran
A registradora conecta os dados do banco ao sistema de registro de veículos do Detran, processo que ocorre de forma eletrônica e automatizada, com rapidez e precisão.

9) Registro oficial
O órgão de trânsito recebe e valida os dados. Com a aprovação, o contrato de financiamento é oficialmente registrado.

10) Entrega do veículo
Pronto! O carro pode, finalmente, ser entregue a João.

O financiamento de veículos no Brasil está em constante evolução, buscando maior segurança, eficiência e transparência. Além disso, ao substituir processos manuais por registros digitais, a tecnologia usada para a transação dos dados entre instituições financeiras e órgãos de trânsito diminui a burocracia, acelera as operações e assegura que o veículo financiado esteja regularizado em até 24 horas, beneficiando bancos, consumidores e Detrans e contribuindo para um mercado mais dinâmico e competitivo.

Autor: Redação TBK | Publicação: 18/03/2025